Convento de São Pedro de Alcântara de São Roque do Pico


A estrutura remonta a um voto formulado em meados do século XVII, por um natural de São Roque do Pico, Sebastião Ferreira Pimentel. Em  agradecimento pela graça alcançada, os pais de Ferreira Pimentel, Sebastião Ferreira de Melo e Margarida Vieira, fizeram erguer em 1958, no Cais do Pico, uma pequena ermida sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento.
No século XVIII a construção do Covento da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), absorveu essa primitiva estrutura (ermida).
O Convento nasceu da necessidade de albergar os frades franciscanos das Lajes do Pico, na sequência da erupção vulcânica de 1 de Fevereiro de 1718, ocorrida em Santa Luzia, que tinham vindo socorrer a população de São Roque.
O Convento e a atual igreja foram iniciados a 19 de Outubro de 1721. As obras só se concluiram em 1726.
Após a saída dos frades, este convento esteve ao serviço do estado e serviu como estabelicimento prisional, tribunal, repartição de finanças, sala de espectáculos (Cimena), sede de associações culturais e desportivas e albergou a Câmara Municipal de São Roque.
 Quando à sua descrição, este convento é composto por uma Igreja, claústro e corpos adjacentes característicos da sua função conventual. No edificío ainda se mantém o local do antigo refeitório, celas e outras instalações. A cozinha original (de grandes dimensões) foi completamente destruída.
O claustro, quandrangular, tem ao centro um cruzeiro (já sem cruz), formado pelo pilar, pedestal e base (quatro degraus em circulos concêntricos). Cada lado do claustro tem cinco arcos de volta perfeita, sendo o arco do meio o vão de passagem para o pátio do claustro. Os arcos e os pilares são em pedra aparelhada, bem como o pavimento. A Igreja tem nave única com coro alto, púlpito, dois altares e altar-mor. A fachada corresponde uma secção correspondente ao corpo da igreja e a torre sineira com dois campanários. No piso inferior, tem três arcos, encimados por quatro janelas. No último piso estão campanárias e o frontão triangular com um nicho onde se encontra a imagem de São Francisco de Assis. O frontão é remotado por uma cruz. Os três pisos estão separados por faixas horizontais em pedra.
Em redor do convento ainda existem vestigios da cerca original: na sua frente, observam-se muros, uma cisterna e escadarias de acesso a uma zona de quintais situada a uma cota inferior; nas traseiras existe um poço de maré, de secção quadrada, em pedra aparelhada, de grande profundidade.
O recinto à frente da igreja tem várias árvores (metrosíderos e uma araucária). Neste local existe um monumento em homenagem a João Bento Lima.
Actualmente o Convento alberga a Pousada da Juventude que faz parte da Rede de Pousadas da Juventude dos Açores.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 129/77, de 29 de Setembro.
Um monumento Histórico de grande importância para a população Picoense, e a visitar!

Fonte da Imagem: Municipio de São Roque

Sem comentários:

Enviar um comentário