Geoparque Açores

O Arquipélago dos Açores abrange uma área de 2324 km2. Apesar de ter uma dimensão territorial reduzida, apresenta uma paisagem muito rica, que deriva, entre outros factores, da natureza dos magmas, do tipo de erupção que a originou, da sua dinâmica e da posterior atuação dos agentes externos, da hidrosfera, atmosfera e biodiversidade. Através desta diversidade obtém-se grandiosas morfologias e estruturas.
É com a junção da geodiversidade das ilhas dos Açores e dos factores determinantes (dimensão, dispersão, distanciamento aos continentes europeu e americano e clima), que têm condições ecológicas distintas, que traduzem, de forma singular a estreita relação entre a geodiversidade e a biodiversidade do arquipélago.
Denomina-se de Geoparque uma área com destaque territorial e limites bem definidos, que contém um notável Património Geológico, conciliando um plano de desenvolvimento sustentável. Deste modo integra um  número significativo de sítios de interesse geológico, que pelas suas características apresentam relevância a nível científico, cultural, económico e paisagístico, como por exemplo para o turismo, sendo assim denominado de geossítios.
Os objectivos de um geoparque é a conservação de geossítios, explorando e desenvolvendo métodos de geoconservação, preservando-os para as gerações vindouras. Promover a educação de geociências para a população em geral, organizando e promovendo actividades e apoio logístico na comunicação de conceitos e conhecimentos ambientais. E o desenvolvimento Regional, estimulando a actividade económica ligada ao artesanato e ao turismo de Natureza (Geoturismo) e o desenvolvimento sustentável das populações da sua área de influência.
O Geoparque Açores é constituido por uma rede de geossítios, dispersos pelas 9 ilhas e zona envolvente, garantindo a representação da geodiversidade que caracteriza o território açoreano, a história geológica e eruptiva, com estratégias de geoconservação e promoção comuns, tendo apoio em todas as ilhas.
Como elementos caracterizadores temos os vulcões, caldeiras, lagoas, campos lávicos, fumarolas, águas termais, grutas e algares vulcânicos, fajãs, escarpas de falha e depósito fossilíferos marinhos, entre outros. Para além deste elementos, os Açores contêm uma rica biodiversidade e património arquitectónico, cultural, etnográfico e imaterial de grandioso valor.
Pode-se disfrutar desta paisagem através de trilhos pedestres, miradouros, plantações de chá, observação de cetáceos, degustar do “cozido das Furnas”, da doçaria e vinhos Regionais, do artesanato, entre outros.
Açores, desde o basalto à Vida!


Fonte de Imagens:http://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php e Susete Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário