Açores em conferência sobre vulcanismo insular


Vulcão El Hierro
Nos dias 10 e 15 de Outubro de 2012 irá decorrer em El hierro, nas Canárias, uma conferência sobre vulcanismo insular. Esta conferência irá contar com a presença de ilustre peritos internacionais. Este evento será para assinalar o primeiro aniversário da eclosão do vulcão submarino da Restinga, actualmente em fase desgaseificação.
Este evento é organizado pelo Instituto Tecnológico e das Energias Renováveis das Canárias, pelo Instituto Vulcanológico das Canárias e pela Universidade de Cabo Verde.
Como entidades aderentes encontram-se o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OGVA), o Laboratório de Engenharia de Cabo Verde, o Instituto Andaluz de Geofísica, o Observatório Vulcanológico de Cabo Verde, a Universidade de La Laguna, a Universidade da Gran Canária, assim como Instituto de Oceanografia, o Ministério de Turismo e a Sociedade de Vulcanologia de Espanha.
“Ilhas e vulcanismo submarino”, "Monitorização vulcânica", "Perigos em ilhas vulcânicas", "Planos de emergência em ilhas vulcânicas", "Gestão de riscos", "Educação e comunicação social", "Ecossistemas de ilhas vulcânicas", "Turismo vulcanológico" e "Geoparques" são os temas que estarão em discussão durante esta conferência.
Segundo Victor Hugo Forjaz, dirigente do OVGA, "trata-se de uma oportunidade para cientistas, técnicos, políticos, autarcas e os mais variados sectores das ciências vulcanológicas acertarem agulhas, discutirem êxitos e insucessos da mais importante erupção da Macarronésia".
 

Sem comentários:

Enviar um comentário