Lagoa do Negro

Situada no interior da ilha Terceira, a Lagoa do Negro é uma lagoa de pequenas dimensões, resultado da acumulação das águas da chuva. Contudo, segundo reza a lenda, a sua origem deve-se a outros factores que não a precipitação…
Há muito tempo existia uma família nobre, cuja filha estava prometida em casamento a um homem por quem esta não sentia amor. No entanto o enlace seria muito proveitoso para a família.
Acontece que, tal como qualquer família abastada da época, esta possuía terrenos e escravos nela a laborar. A filha apaixona-se por um deles e o amor é correspondido, mas mantido em máximo segredo, sabendo que ao ser descoberto resultaria em pena de morte para o escravo.
É então que decidem fugir, mas uma das aias descobre esta intenção e o escravo ciente do perigo foge por entre os montes e vales da ilha Terceira. Ao sentir os perseguidores perto, e cansado dos dois dias que levava em fuga, o escravo entra em desespero, começando a chorar. As suas lágrimas depressa se multiplicaram e fizeram nascer uma lagoa. Estando os perseguidores cada vez mais próximos e o escravo sem saída, este mergulhou nas águas escuras, morrendo afogado.


Sem comentários:

Enviar um comentário