Açores em festivais de folclore na Europa


Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense (GBCRT) participa nos Festivais Internacionais de Folclore "Op Roakeldais" e "Noyon - Les Îles du Monde", que decorrem na Holanda e França, este mês e no próximo, respetivamente.
Com uma comitiva composta por 37 elementos, o GBCRT começa por participar no "Op Roakeldais 2012", que tem lugar na cidade de Warffum, no norte da Holanda, de 27 deste mês a 01 de julho. Para além da exibição em palco, o GBCRT participa e apresenta-se em vários eventos e iniciativas junto de escolas e outros espaços comunitários da cidade e de outras localidades vizinhas.
O "Op Roakeldais" é considerado um dos mais conceituados festivais incluídos no calendário mundial do CIOFF (Comité Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) e um dos mais importantes da Europa.
A 02 de julho, o GBCRT deixa os Países Baixos e ruma a Noyon, em França, para participar no quinto festival internacional de folclore daquela cidade.
Para o Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, este festival "tem uma importância acrescida por dois motivos". "Primeiro, porque foi criado e é organizado por Paulo Jorge Cordeiro Mendes, antigo elemento do grupo que ali se radicou depois de, numa digressão à França e Suíça em 1987, se ter enamorado e, posteriormente, casado com a guia que acompanhou nos em solo gaulês, e, segundo, por termos sido o grupo que, em 2007, fez o ano zero do festival", refere o presidente do GBCRT, Manuel Brito Azevedo, numa nota enviada a DI.
No festival, que este ano se propõe a dar a conhecer as ilhas do Mundo, participam Taiwan, Porto Rico, Chipre, Canárias e Açores.
Segundo Manuel Brito Azevedo, "a ênfase que a organização do festival quis dar aos Açores nesta sua 5ª edição é por demais evidente no cartaz, do qual se destaca, como figura central, um par de dançarinos do GBCRT e ainda uma fotografia de um Império da ilha Terceira".
O presidente do GRBRT adianta que "a participação neste festival vai muito para além das danças e das cantigas". "Com efeito, e aceitando o desafio lançado pelo Paulo Mendes, o GBCRT vai confecionar e servir a Alcatra da Terceira para cerca de 100 pessoas, num jantar temático incluído e catalogado como ponto alto do programa".
O regresso do grupo está agendado para 09 de julho.

Fonte: Diário Insular

Sem comentários:

Enviar um comentário