João Ângelo - "Mestre das Cantorias"

João Ângelo - "Mestre das Cantorias"
João Ângelo de Oliveira Vieira, nasceu a 24 de Junho, na freguesia de São Bartolomeu de Regatos, concelho de Angra do Heroísmo.
Viveu sempre no seio da sua família, sendo a sua única profissão que conheceu, a lavoura. Em 1953, tinha 18 anos, quando começou a cantar de improviso, com rapazes da sua idade e vizinhos. Em 1968, começou a subir aos palcos, em São Mateus, para além da cantoria, com as suas famosas “Velhas” acompanhado pelo senhor “Tio Doninha”. Em 1973, fez a sua primeira viagem e teve como destino a América, onde trabalhou e cantou. Viajou também várias vezes para algumas ilhas dos Açores, mas foram mais as vezes que viajou para a Califórnia.
Foi homenageado várias vezes, quer por companheiros das cantigas, quer por entidades oficiais.
Para além da sua actividade de improvisador, tem vários escritos em versos, uma participação política e cívica e uma admiração respeitada entre os colegas de cantoria.
João Ângelo é uma pessoa de seriedade extrema, decidido nas suas convicções, cumpridor dos seus contractos, humilde nos seus actos, possui qualidades humanas as quais se junta à sua actividade de cantador de improviso, com um sentido de humor acima do vulgar, nomeadamente nas suas “Velhas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário