Dia Mundial do Turismo 2012 - Turismo e Energia Sustentável



O Dia Mundial do Turismo (DMT) comemora-se anualmente a 27 de setembro. O seu objetivo principal consiste em promover a sensibilização, entre a comunidade internacional, para a importância do turismo e do seu valor social, cultural, político e económico.

As comemorações oficiais do DMT, este ano, serão realizadas em Espanha, em Maspalomas, San Bartolomé de Tirajana, Gran Canaria, e dedicar-se-ão ao tema do Turismo e Energia Sustentável: Reforçando o Desenvolvimento Sustentável. Sendo o dia que mais amplamente se celebra no setor do turismo, ele representa, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), uma oportunidade única para destacar as medidas tomadas até ao momento pela comunidade turística internacional para o fomento de um desenvolvimento sustentável.

O programa das celebrações, da responsabilidade da Organização Mundial do Turismo pode ser consultado aqui.

Em Portugal, as comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo serão presididas pelo ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos e terão lugar no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, às 15h30, numa cerimónia onde estará também presente a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles.

Os Açores assinalam hoje o Dia Mundial do Turismo com diversas atividades em todas as ilhas, que vão da música à degustação de produtos regionais ou à dança.

Na Terceira destacamos as atividades de animação de rua em Angra do Heroísmo, receção de voos com entrega de flores e a oferta de miniaturas de alfenim nas unidades hoteleiras. O Município de Angra do Heroísmo organiza um desafio “Conhecer Angra por GPS”, com o intuito de dar a conhecer e apresentar ao maior número de pessoas um jogo que está implementado em todo o mundo - o Geocaching. Para mais informações clicar aqui.

Para assinalar esta data, os Quiosques de Turismo da Associação Regional de Turismo terão para oferecer aos seus visitantes descontos, aluguer de bicicletas, brindes e muito mais. Para mais informações consultar aqui

Fontes:
Diário Insular
Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Fonte da Imagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário