Revista de turismo recomenda gastronomia dos Açores



Alcatra

 
A revista de turismo "Viagens e Resort" dedica um artigo de sete páginas aos Açores, onde destaca "a excelência da gastronomia" das ilhas, na sua edição de outubro/novembro.
"Um dos aspetos mais destacados do arquipélago dos Açores é a riqueza da sua gastronomia, a qual se descobre irresistivelmente saborosa", pode ler-se na abertura, com as fajãs de São Jorge como fundo.
Diz a revista que os Açores são "um mundo de aromas e sabores que é obrigatório descobrir", para além de serem "um refúgio de paz e tranquilidade, pontuado por uma enorme beleza natural".
Mais do que o contacto com a natureza é, no entanto,  a gastronomia açoriana que capta a atenção da revista, que recorda o 10 Fest Açores 2012, um evento que levou às Portas do Mar, em São Miguel, 10 chefs de renome nacional e internacional, que durante 10 dias confecionaram 10 jantares diferentes.
"Uma justa e sentida homenagem à gastronomia e aos vinhos açorianos", considera a revista, lembrando que o desafio lançado aos chefs foi o de utilizar os produtos da Região "com uma abordagem contemporânea".
Tal como os chefs, também a revista Viagens e Resorts ficou rendida à gastronomia das ilhas. "Do peixe ao marisco, ainda com sabor a mar, até às carnes tenras e suculentas, passando pelos legumes e frutas frescos e nunca esquecendo os doces de fazer crescer água na boca, uma coisa é certa: é impossível resistir à tentação", realça o artigo.

SABORES DAS ILHAS
Os exemplos de "maravilhas gastronómicas" são, segundo a Viagens e Resorts, "muitos e diversificados" e passam pelas sopas do Espírito Santo, pelo Cozido das Furnas e pela Caldeirada de Congro, entre outros. A revista realça ainda o polvo guisado e os mariscos que, dizem, são "dos mais saborosos do mundo", com destaque para o cavaco, para as cracas e para as lapas.
Quanto aos pratos de carne, os elogios vão para a Alcatra da ilha Terceira e para o tradicional prato de inhames com linguiça.
Para adoçar a boca, são recomendadas as espécies de São Jorge, as queijadas da Graciosa e as queijadas da Vila de São Miguel.
O queijo de São Jorge, os verdelhos dos Biscoitos e do Pico e o chá de São Miguel são também produtos sugeridos pela "Viagens e Resorts", bem como o ananás de São Miguel e a meloa de Santa Maria e da Graciosa.

Fonte: Diário Insular
Fonte Imagem: http://silvarosamaria.blogs.sapo.pt/517561.html

Sem comentários:

Enviar um comentário