Dia de todos os Santos/Pão-por-Deus

A celebração do dia de Todos-os-Santos é louvada em honra de todos os santos. A Igreja Católica celebra este dia Santo a 1 de Novembro, seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de Novembro.

O dia de Todos-os-Santos foi instituído com o objectivo de “prevenir” o esquecimento dos fiéis em recordar os santos nas celebrações das festas ao longo do ano. Esta tradição de recordar os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias.

O dia de "Todos os Santos" é também um dos dias em que as crianças saem à rua com uma "sacola" de pano, em grupos, indo de casa em casa, pedindo guloseimas nomeadamente rebuçados, chocolates etc.
Antigamente todas as crianças dos meios rurais iam pedir os "santinhos". Normalmente as pessoas colocavam as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e quando chegavam as crianças, entravam e comiam e à saída ainda lhes davam alguma coisa.


 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário