Pittosporum undulatum, o incenso ou faia-do-norte, é uma planta de tom verde claro, sendo uma árvore que poderá esporadicamente atingir os 12, 15 metros de altura porém, normalmente chega aos 10 metros de altura. Possui as folhas nas extremidades sendo estas onduladas e longas.
O incenso é uma planta invasora, é inimiga de outras espécies pois aproveita todos os nutrientes à sua volta fazendo com que as outras espécies tenham muitas dificuldades em permanecerem e desenvolverem. Esta planta tem um grande impacto ambiental, sendo ecologicamente oportunista.
No entanto, esta espécie contém várias formas de ser útil ao homem.
Planta com sementes |
Em alturas de menos fartura de alimento para o gado, esta planta é usada para alimentar o gado. Especialmente na altura de veraneio nas Fajãs, nos meses de Janeiro e principlamente de Fevereiro em que as encostas têm grande abundância desta espécie. Também tem a facilidade de crescer muito rapidamente mesmo depois de serem podadas. Na Primavera em altura de floração são as mais procuradas pelas abelhas polinizadoras. Poderá ser usada como abrigo.
A flor |
No entanto é uma árvore que se destaca pelo seu cheiro aromático durante a noite e madrugada.
Sem comentários:
Enviar um comentário