Grupo Lafontana leva teatro às escolas terceirenses




Várias escolas da ilha Terceira recebem, entre 5 e 10 de dezembro, a companhia teatral Lafontana, da cidade do Porto.
A peça recriada é uma adaptação teatral do famoso Sermão de Santo António aos Peixes: o espetáculo Payassu - o Verbo do Pai Grande, que será interpretada pelo ator e diretor artístico desta companhia, Marcelo Lafontana.
A Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, a Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo e a Escola Secundária Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, são as escolas que irão receber esta iniciativa.
"Este espetáculo tem  particular incidência junto do público escolar, tendo em conta que esta obra barroca integra o programa curricular correspondente ao 11º ano", disse, ao DI, um dos elementos da companhia, Sílvia Fagundes.
Nos dias 6 e 9 de dezembro realiza-se um espetáculo de teatro de papel, onde se conta a história da gata borralheira, no Museu de Angra do Heroísmo, e também haverá sessões para os mais novos no dia 7 de Dezembro no Auditório do Ramo Grande, no Festival Internacional de Chocolate, da responsabilidade pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Cooperativa Praia Cultural.

LAFONTANA
A companhia teatral, que existe desde 1988, cria e produz espetáculos com formas animadas (marionetas, máscaras, teatro de sombras...). Realiza também  ações de formação e investigação nesta área.
A partir de 2012, a companhia adquiriu o nome Lafontana - Formas Animadas. Em 2002, foi reconhecida pela UNIMA (Union Internationale de la Marionnette) como representante português para a área da formação profissional.

Fonte: Adaptado do Diário Insular 

Sara Luís

Sem comentários:

Enviar um comentário