A Viagem Autonómica


TRAILER: "A VIAGEM AUTONÓMICA" from Ventoencanado on Vimeo.


Estreia, no próximo dia dois de março, no Teatro Micaelense, o filme “A viagem autonómica”, de Nuno Costa Santos e Filipe Tavares. A película, uma mistura entre documentário e ficção, retrata a viagem de Gonçalo Cabral, jovem açoriano, em busca das raízes da Autonomia açoriana.
Gonçalo Cabral, que estuda teatro em Lisboa, escolhe como tema para a sua peça de final de ano a Autonomia dos Açores.
O personagem tem várias dúvidas e questões sobre o processo autonómico e resolve fazer uma viagem de investigação pelo arquipélago. De mochila às costas e acompanhado pela sua vespa, vai à procura das origens da Autonomia, visitando lugares, consultando arquivos e falando com protagonistas e especialistas no assunto. Os intervenientes, falam em discurso direto, e interagem com personagens de ficção.
José Medeiros Ferreira (antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros e professor universitário), Reis Leite (antigo deputado e presidente da Assembleia Legislativa Regional), Álvaro Monjardino (primeiro presidente do parlamento açoriano), Carlos Melo Bento (advogado e historiador), Mota Amaral (primeiro presidente do Governo Regional), e Carlos César (antigo presidente do Executivo), são algumas das personalidades que aparecem no trailer, já disponível, do filme. O trailer, aliás, pode ser visto no sítio.
De acordo com os autores, “A Viagem Autonómica” é, enfim, “uma aventura romântica e um roteiro geográfico e sentimental de um jovem à procura da história da sua terra, da identidade açoriana e também de si próprio”.
Alguns críticos, por seu turno, consideram que o filme - que é apoiado pelo Governo Regional - pode constituir um documento importante de divulgação da história recente da Região Autónoma dos Açores.

Fonte: Diário Insular

Sem comentários:

Enviar um comentário