Canyon do Ihéu das Cabras


Os ilhéus das Cabras são constituídos por duas ilhotas vulcânicas, restos de um cone litoral muito desmantelados pela erosão marinha e por movimentações tectónicas. São os ilhéus de maiores dimensões existentes no arquipélago e estão localizados na costa sul da ilha Terceira, a cerca de 15 minutos de viagem de barco a partir do Porto de Angra do Heroísmo. É na vertente Este do ilhéu Este das Cabras que encontramos o local de mergulho “Canyon do Ilhéu das Cabras”.
                Este mergulho tem como principal ponto de interesse um grande canyon, ou desfiladeiro que se forma entre a encosta do Ilhéu e uma longa baixa paralela ao Ilhéu, no sentido Norte-Sul. Iniciando o mergulho na entrada Sul do canyon, a zona mais profunda deste mergulho, o fundo sobe progressivamente dos 55 metros até aos cerca de 17 metros onde se inicia o canyon. Esta zona apesar de muito funda é bastante interessante para observar espécies como meros (Epinephelus marginatus) e cavacos (Scyllarides latus), bem como cardumes de peixes pelágicos como bicudas (Sphytaena viridensis) e lírios (Seriola rivoliana). 
                 Explorada a parte mais funda do mergulho podemos progredir para o canyon, que se estende por cerca de 100 metros e apesar de menos rico em termos de vida marinha oferece um cenário único, bem como algumas zonas das paredes do desfiladeiro ricas em espécies típicas como moreias-pintadas (Muraena helena), peixes-rei (Coris julis), peixes-rainha (Thalassoma pavo), castanhetas (Chromis limbata e Abudefduf luridus), e cardumes de salemas (Sarpa salpa).
                O Canyon desemboca numa pequena gruta formada por uma rocha de grandes dimensões caída sobre o desfiladeiro. O regresso poderá ser feito acompanhado o topo da baixa que forma o desfiladeiro.
 
Nota: Informação disponível no Guia de Mergulho do Grupo Central editado pela ART.

Sem comentários:

Enviar um comentário