Banco D. João de Castro


O Banco D. João de Castro é uma área marinha classificada como geossítio dos Açores, sendo um monte submarino que se eleva a cerca de 1600 m dos fundos marinhos envolventes, constituído por escoadas lávicas e depósitos vulcanoclásticos submarinos. O seu topo encontra-se 12 m abaixo do nível do mar e corresponde a uma cratera com diâmetro de 450 m. 
O Banco D. João de Castro é sísmica e vulcanicamente muito ativo, com formas secundárias de vulcanismo muito evidentes que se traduzem em numerosas fumarolas e nascentes termais submarinas e num gradiante geotérmico muito elevado. Este vulcão ativo entrou em erupção em 1720  formando uma ilha efémera. 
Os fundos marinhos e as águas em torno do Banco D. João de Castro exibem uma grande biodiversidade, com cerca de 220 espécies identificadas e um índice de Margalef de 8,7. São comuns espécies como a patruça, o peixe-porco, a jamanta, a cavala-da-Índia e a bicuda. A macroflora dominante é constituída por um tapete de Sargassum sp. Esta riqueza biológica e a singularidade das formas de vulcanismo submarino que exibe justificaram que o Banco fosse designado como Sítio de Interesse Comunitário (com o código PTMIG0021) no âmbito da Directiva Habitats e integrado na Rede Natura 2000 da União Europeia.


Fontes: http://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php?id_geositio=56
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_D._Jo%C3%A3o_de_Castro
http://www.youtube.com/watch?v=cUt-njQ5EOo

Sem comentários:

Enviar um comentário