IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA

 


EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX

DESCRIÇÃO: Igreja de três naves com sacristias de ambos os lados, baptistério no lado do evangelho e capela lateral no lado da epístola.
A frontaria é composta por corpo principal ladeado por torres sineiras que correspondem à largura das naves laterais. Exteriormente é revestida a azulejos brancos com excepção dos cunhais, das pilastras, das molduras dos vãos, das cornijas, do perímetro do frontão, dos pináculos e das arestas dos coruchéus que são em pedra à vista. A cobertura é de duas águas em telha de aba e canudo.
As torres sineiras, de planta quadrangular, têm três vãos sobrepostos em arco de volta perfeita e são rematadas por pináculos sobre os cunhais e coruchéus piramidais de secção octogonal, assentes em base também octogonal.
O corpo central tem um portal com arco de volta perfeita, enquadrado por um esguio arco contracurvado encimado por duas janelas em arco de volta perfeita. Remata-o um frontão com enrolamentos, com relógio ao centro, encimado por uma cruz.
A nave central está separada das laterais por colunas de secção quadrangular encimadas por arcos de volta perfeita assentes em impostas. Para além do altar-mor existem mais três altares em cada lado, nas naves laterais, alguns deles com talha dourada.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Igreja
FUNÇÃO ACTUAL: Igreja matriz

Fonte: 
http://www.inventario.iacultura.pt/pico/madalena_fichas/61_13_89.html
Fotos: Eva Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário