Marcos Históricos de Ponta delgada

Marcos históricos de Ponta Delgada 

Largo de Camões - Neste largo podemos encontrar o monumento de Luís de Camões, situado no Convento da Graça, lá temos atualmente a Academia das Artes e ao lado o Auditório, que antigamente no Sec XIX era usado como liceu.

Rua Ernesto do Canto - Encontra-se a casa onde Ernesto viveu entre 1832 a 1900, ele era um bibliófilo, e tinha em sua casa uma grande coleção de livros que foi doada mais tarde á Biblioteca, era irmão de José do Canto.

Estátua de José Cordeiro - Responsável pelo aparecimento da luz, viveu entre 1867 a 1908.

Ermida do Alto da Mãe de deus - Foi construída duas vezes uma em 1915 e a outra em 1925 onde foi colocada a sua primeira pedra, em 01 de Janeiro de 1944 foi colocada uma bateria Antiaérea. Neste alto pode-se apreciar as suas belas paisagens e a sua vista, de uma lado para as Portas do Mar, e do outro ainda vemos o Palácio Jaime Correia mandado construir por Jaime Correia.

Rua Margarida de Chaves - Nesta rua encontramos um dos acessos à Escola Roberto Ivens, Roberto foi um grande explorador, que delineou o mapa cor-de-rosa, apesar de não ter concretizado o seu objetivo, fez ainda a 1ª travessia entre Angola e Moçambique.

Jardim José do Canto – José do Canto  introduziu aqui várias plantas e árvores, é ainda pertencente de José do Canto a Ermida Nossa Senhora da Vitória situada nas Furnas.

Jardim Antero de Quental - Conhecido como o “Jardim dos Namorados”, Antero era conhecido como um escritor poeta e filósofo, ao seu lado temos a Igreja do Colégio, a Biblioteca e o Auditório de Ponta Delgada, por detrás desse jardim temos a Rua Gaspar Frutuoso, o qual foi o maior historiador dos Açores, onde podemos encontrar a Arte Deco.

Escola Antero de Quental - Ou Palácio da Fonte Bela, antiga residencial de Antero de Quental, era uma escola onde separavam os rapazes das raparigas. Poemos ainda encontrar num dos lados o Largo Mártir da Pátria, que significa sofredora da Pátria.

Jardim António Borges, - António Borges viveu entre 1812 a 1879.

Palácio de St Catarina - Residência atual do Comande Operacional dos Açores, Palácio criado na altura das Laranjas no séc. XIX.

Estátua de Roberto Ivens - Nasceu em 12Jun1850, e logo a seguir o Convento da Esperança.

Campo de São Francisco - Podemos encontrar a Estátua da Madre Teresa da Anunciada que viveu entre 1658 a 1738, Teresa foi uma das inovadoras das festas do Senhor Santo Cristo, cuja 1ª festa foi em 1700 e é celebrada no 5º domingo depois da Páscoa, e mais à frente temos a Igreja Convento de São José ao Lado a ermida das Dores.

Museu Militar dos Açores - Inserido no Quartel-General de Ponta Delgada onde podemos ver duas Estátuas de marinheiros em memória aos falecidos e a Estátua de Teófilo de Braga do outro lado da rua.

Largo 2 de Março – Encontramos o Jardim José Joaquim Cena Freitas ou como é mais conhecido o Jardim da Zenide, a atrás temos o Palácio da Conceição, e á frente temos o Palácio da Justiça ou Antiga Casa de Marquês Bom forte.

Sinagoga - Casa mais antiga de Portugal do tempo dos Judeus.

Estátua de São Miguel Arcanjo - Padroeiro da ilha.

Igreja da Matriz - Construída devido ao surto da peste, localizada no Largo da Matriz.


Estes são alguns dos marcos históricos e importantes do concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Mónica Martins.





Sem comentários:

Enviar um comentário