Núcleo de Santa Barbara


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    Núcleo de Santa Barbara, ou antigo recolhimento de Santa Barbara com a disposição de três salas destinadas à exposições temporárias do mesmo museu, este recolhimento inclui a igreja de santa barbara recentemente restaurada e utilizada para instalar obras de arte, podemos encontrar um verso muito engraçado, logo à entrada desta exposição, de Emanuel Jorge Botelho em que diz:

 “Está tudo aqui, diante dos meus olhos;
  O nada do tudo, o risco do quase nada,
  O principio do branco, a hora da cor,…”


    A história desta instituição é dividida em três fases, a primeira até 1783, data da morte da última professa da Ordem de Santo Agostinho, a segunda fase de 1783 a 1933, ano em que o governo civil de ponta delgada aprova o novo estatuto dos recolhimentos, transformando o numa instituição de caridade e a terceira fase entre 1933 a 1982 ano em que o edifício foi desocupado devido ao estado de degradação.

Neste Núcleo podemos encontrar obras de Urbano, natural de São Miguel, nascido em 1959, na qual ele transmite os últimos 16 amos da sua produção artística, incluindo as suas novas peças.
Estas obras fazem parte de um itinerário da sua vida, com a junção de dois espaços ligados entre si pela história religiosa e cultural. Estas obras são feitas de gesso, adicionando depois prata, ouro, bivalves, videiras, vidros, livros ou telas, entre outros elementos.

    A ermida de Santa Barbara é do séc. XVII, a data altura Roque Fonseca e sua esposa decide fazer deste espaço um recolhimento para mulheres com necessidades, em funcionamento até aos dias de hoje, esta ermida tem altares com uma mistura de vários estilos, temos o dourado, o prateado, o gesso e a pedra. É uma ermida com muitas chaminés, pois eram constituídas com quartos como se fossem pequenos apartamentos, com cozinha, casa de banho e cozinha, ocupavam-se com orações e diversas atividades, como a renda, a cozinha e tratar das roupas. Mais tarde este casal constrói esta igreja desde o barroco ao atual. Com Coro baixo e coro alto, altares redondos semelhantes à igreja do Santo Cristo, vê-se nesta ermida vários altares, pois todos os altares eram dadas as suas missas em conjunto e em latim, o que era uma grande confusão, esta ermida tem quatro altares, cada um com sagrado onde guardavam a pedra ara. 
Temos então o altar de São José com sua pintura dourada que data de 1768, um outro altar o de Santa Barbara com torre, esta pragava ao cristianismo, conta a história que Santa Barbara foi fechada numa torre a mando de seu pai, este por sua vez contratava filósofos para a contrariar, não tendo sucesso, ela foi condenada à morte, mas na altura de sua morte surge um relâmpago e mata seu pai, este altar é dourado devido aos gostos populares da época.

    Com a passagem deste imóvel para o museu Carlos machado, inicia-se então um processo de adaptação a novos desígnios. Nos dias de hoje este edifício está reabilitado pelo governo dos açores, e assume as funções museológicas, onde se torna um lugar de memória, e cultura.


Mónica Martins

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