Ciclo da laranja na ilha Terceira

Quinta produtora de laranja na  freguesia da Terra Chã

A laranjeira foi introduzida nos Açores no século XVI e desenvolveu-se muito bem graças às boas características do solo e às favoráveis condições climáticas. A produção e a comercialização da laranja foram responsáveis por um período de grande prosperidade no arquipélago dos Açores. Os investimentos foram significativos para o desenvolvimento do tecido económico da região que até se tornou comum designar o período entre 1750 a 1870 como o “período da laranja” ou a “ ciclo da laranja” (Dias, 1995)
Cultura da laranja na Ilha Terceira, como nas outras ilhas espalhou-se rapidamente. Inicialmente, esta cultura só fazia parte da economia de subsistência, no entanto, na segunda metade do século XVII, a produção de laranja conseguiu alavancar a pobre economia local para passar a constituir a laranja como produto de exportação para o Reino Unido
Loiça inglesa 
A actividade comercial processava-se do seguinte modo: os comerciantes compravam as laranjas ainda nas árvores, após a avaliação dos pomares pelos “cabeças” os encarregados dos comerciantes. Quando os navios ingleses atracavam no porto de Angra um dos homens dos comerciantes percorria as freguesias avisando a chegada do navio. Os homens de trabalho depressa se dirigiam aos pomares para a colher laranja. Então, a laranja era transportada para o porto, acondicionada em caixotes de madeira e separada por folhas de milho para não se esmagarem.
 A principal razão para o declínio desta cultura foi causada por vários factores: a baixa de preços no mercado inglês, a perda de qualidade da laranja e também por uma doença, Coccus herperidum , que atacou os pomares de laranja de todas as ilhas.
Na Ilha terceira, actualmente, existem vestígios desse período áureo da cultura da laranja como se pode constatar pelas várias quintas ainda existentes na zona da Terra Chã, São Carlos e São Pedro e também a existência de várias peças de louça inglesa, herança do negocio da laranja.

Por André Santos

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário