Museu de Vila Franca do Campo




 Este Museu tem como objetivos programáticos a investigação, documentação, interpretação e divulgação do património etnológico da ilha de São Miguel.
Temos aqui exemplificado todas as artes e ofícios tradicionais que existiam e alguns que ainda existem em São Miguel e em algumas outras ilhas dos Açores, temos a exposição de miniaturas de barcos da cabotagem, porque antigamente os transportes eram feitos de barco, os quais alguns vinham de pontos mais longe como de Nordeste para a Ribeirinha trazendo produtos agrários, batatas, entre outros, para que depois pudessem ser vendidos na Ribeira Grande, ou então serem transportados para Ponta Delgada.
Mais tarde foram desenvolvendo outras produções agrárias como a batata-doce, o milho, a laranja e o ananás.

Neste Museu temos uma cozinha tradicional de uma casa rica, onde morava o escritor Armando Cortes Rodrigues que escreveu uma peça que se tornou num filme “Quando mar calgou a terra” feito cá em São Miguel, o qual retrata as vivências de São Miguel nos anos 50 e 60, ainda na casa de Armando Rodrigues existe uma tenda de Latoeiro e uma exposição intitulada “ Os oleiros e o fabrico da Loiça da Vila”, podemos ver ainda fotografias da tenda do Sr. Batata, onde mostra como se faziam e as aplicações que se davam à olaria.





Nos Rés-Chão, temos uma exposição sobre higiene pessoal, cultura e transformação dos cereais, pois era esta a fonte de forte rendimento de São Miguel.

Temos ainda a estrebaria do Solar dos Botelhos, onde temos uma exposição de transportes tradicionais, como o transporte do pão, do gelado, carro de bois, ou de burros, etc.

No solar e recuperado temos uma exposição da viola, temos um espaço exibindo 
instrumentos de trabalho de violeiros de Vila Franca do Campo, e as etapas do processo de construção de uma viola da terra, pode-se ainda ter a oportunidade de ter uma demonstração de uma canção tocada por um tocador, com uma viola da terra, é um dos locais onde temos a aplicação de frescos, e é aqui que também encontramos a verdadeira estátua de Bento Góis, pois a que está no largo bento Góis é uma substituição.





Mónica Martins 






Sem comentários:

Enviar um comentário