Gastronomia açoriana - Linguiça com inhames



A gastronomia açoriana é muito rica e saborosa. São muitos os pratos a degustar para quem nos visita. Escolhi um dos meus preferidos, Linguiça com inhames. A linguiça é o enchido mais típico dos Açores. 

Passo então a fazer a descrição de como é feita. Quando se mata o porco, a tripa é muito bem lavada pelos dois lados por várias águas e passada várias vezes numa mistura constituída por lima cortada aos pedaços, salsa, sal e farinha de milho para tirar toda a sujidade da tripa.

A carne do porco é cortada em pequeninos pedaços e fica a marinar em vinha d' alhos, durante 2 a 3 dias. A vinha d' alhos é composta por dentes de alho pisados num almofariz, sal, colorau, massa de malagueta, vinho branco, um pouco de vinho tinto, vinagre e limão.

Após esse tempo a marinar enchem-se as tripas do porco e põem-se ao fumeiro durante 2 ou 3 dias para a carne ficar curada. É ligeiramente frita em banha e conserva-se também em banha, durando assim até um ano, conservando o seu sabor.

Serve-se após frita em banha e acompanhada por inhames cozidos, um tubérculo muito típico açoriano e de sabor muito agradável.

Pode também fazer-se acompanhar por bolo-de-milho, que está também visível na foto.

Esta receita é típica da ilha do Pico, podendo haver pequenas diferenças de ilha para ilha, pois todas as ilhas são diferentes, essa é uma das belezas dos Açores.

Foto: Andreia Rosa




1 comentário:

  1. Bom 2024, Então não leva mais tempero da loja além do Colorau. Obrigado .

    ResponderEliminar