As festas do Santo Cristo dos Milagres, nos Açores, não sofrerão alterações por coincidirem com as eleições europeias, disse hoje a organização, admitindo no entanto que quem estiver nas mesas de voto não poderá deslocar-se a Ponta Delgada.
As festas do Santo Cristo, que têm mais de três séculos, atraem anualmente a Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, milhares de peregrinos, oriundos de todas as ilhas do arquipélago, de vários pontos do país e das comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo, sendo consideradas a segunda maior manifestação religiosa de Portugal a seguir a Fátima.
Este ano as festas decorrem de 23 a 29 de maio e serão presididas pelo atual bispo de Aveiro, António Francisco dos Santos.
Um dos pontos altos das Festas do Santo Cristo é a procissão, que se realiza desde 1700 no quinto domingo depois da Páscoa.
A realização desta procissão vai coincidir este ano com as eleições para o Parlamento Europeu, a 25 de maio, segundo anunciou na quarta-feira o Presidente da República.
O provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Carlos Faria e Maia, disse à Lusa que o programa "não vai sofrer qualquer alteração", explicando que as festas "têm de ser sempre realizadas no quinto domingo após a quaresma".
“Não há nenhuma alteração em relação à nossa data. O programa está feito”, disse Carlos Faria e Maia, que admite que todos os cidadãos que estejam de serviço às mesas de voto no "Domingo do Santo Cristo não tenham hipótese de participarem ou verem a procissão".
“Estas pessoas claro que vão ficar impedidas de vir às festas, mas nós não podemos alterar as datas. Foi uma grande coincidência”, declarou.
Um dos pontos altos das Festas do Santo Cristo é a procissão de domingo, que começou por iniciativa de madre Teresa D'Anunciada, freira que introduziu o culto ao Santo Cristo, cuja imagem só deixa o convento uma vez por ano, no quinto domingo a seguir à Páscoa.
A procissão de domingo percorre as ruas da cidade com uma imagem do "Ecce Homo" com mais de 400 anos, oferecida às freiras clarissas pelo papa Paulo III.
A Procissão da Mudança da Imagem do “Ecce Homo”, que sai na tarde de sábado do coro baixo do Convento da Esperança para a igreja anexa, num trajeto à volta do Campo de S. Francisco, é outro dos momentos principais das festividades.
Na manhã de sábado, centenas de devotos do Santo Cristo percorrem de joelhos o empedrado do campo de São Francisco, em pagamento de promessas.
No programa das festas merece também referência a vigília nas Igrejas de Nossa Senhora da Esperança e da Conceição (São José) e ainda a solene Concelebração Eucarística, no domingo, no Campo de São Francisco.
As festas religiosas do Santo Cristo terminam no dia 29 de maio.
Paralelamente às cerimónias religiosas, a Câmara Municipal de Ponta Delgada prepara um programa cultural.
A segunda-feira do Santo Cristo é feriado municipal no concelho de Ponta Delgada.
Fonte:http://www.acorianooriental.pt/noticia/festas-do-santo-cristo-nos-acores-sem-alteracoes-apesar-de-coincidirem-com-europeias
Sandra Amaral
Sem comentários:
Enviar um comentário