Jardim botânico José do Canto vai ter núcleo de flora dos Açores



©Jardim José do Canto

O jardim botânico José do Canto, em Ponta Delgada, está a ser alvo de um projeto de requalificação que vai permitir recuperar a sua atmosfera romântica do século XIX e criar um núcleo de flora dos Açores.
Segundo o investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, o projeto de requalificação iniciou-se em dezembro de 2013 e deverá prolongar-se até ao próximo inverno, "incidindo sobretudo na limpeza de plantas invasoras, que durante anos foram invadindo o espaço, reabertura dos caminhos do jardim primitivo e colocação de placas de identificação nas espécies".
O objetivo é "colocar à vista dos visitantes um conjunto de árvores monumentais que foram plantadas por José do Canto, um homem que plantou plantas de todo o mundo, e seus jardineiros, há 150 e 160 anos", e introduzir "novas plantas endémicas dos Açores" naquela "reserva botânica de estilo inglês e que cobre mais de seis hectares".
Inscrito na União Internacional de Conservação da Natureza como Jardim Botânico, o projeto de requalificação "não vai alterar o traçado e ambiente romântico", tendo Raimundo Quintal indicando que uma das áreas que estão a ser intervencionadas é o roseiral, "um elemento essencial" do espaço.
O "grosso dos trabalhos" deverá ficar concluído "até final deste ano", afirmou, acrescentando que, no entanto, este é um projeto nunca terminado, evidenciando a "simbiose entre cultura e natureza" no José do Canto.

Adaptado de Açoriano Oriental

Sem comentários:

Enviar um comentário