O Museu da Horta está situado num antigo convento dos Jesuítas




O Museu da Horta está situado no antigo colégio dos Jesuítas.
Vou contar um pouco da história deste convento.
Tudo começou com o faialense Francisco Utra de Quadros. Em 1624, com 34 anos, foi mandado na sua qualidade de Capitão-Mor para Angra do Heroísmo, onde permaneceu durante 3 anos. Quando lá, este viu o Colégio que prestava à Companhia de Jesus pensou em como seria bom ter uma casa daquelas no Faial.
Após deixar em seu testamento todos os seus bens para a construção de tal edifício, junto com outras 2 donações, de parentes seus, a 1ª pedra para a construção da Igreja de S. Salvador foi a 21 de Outubro de 1652, mas só começou a ser construída em 1680.
A construção do Convento começou um pouco mais tarde, a 1ª pedra foi lançada a 17 de Abril de 1979, nas não ficou concluída apos a extinção da Companhia de Jesus em Portugal e a expulsão dos Jesuítas.
Foi a 1 de Agosto de 1760 de os Jesuítas existentes no Faial foram embora, eram ao todo 11.
No ano de 1825 foi feita a transladação da Matriz Velha (anexa à Torre do Relógio) para a nova Igreja dos Jesuítas (a de S. Salvador), passando esta a funcionar como Matriz da Horta até aos nossos dias.
Mas com o terramoto de 1926 o edifício do Convento ficou bastante danificado, tendo sido feitos restauros, não fieis ao traçado original, mas que só ficaram concluídos em 1930.
O Museu da Horta foi criado a 18 de Julho de 1977. E aqui pode encontrar-se, atualmente, a cronologia do edifício, e várias exposições desde: recorte de papel, uma parte da exposição de Arte Sacra (que existia na Igreja de S. Francisco), a maior e única exposição de trabalho feito em miolo de figueira (artesanato característico desta ilha), uma sala dedicada aos Cabos Submarinos, fotos da construção da doca, contém também um vídeo, fotos e uma miniatura do NC4, o hidroavião que fez a 1ª travessia de nova Iorque para a Horta entre outras exposições de pinturas e esculturas.
Mas se gostou do que escrevi e tem curiosidade em visitar pode fazê-lo de 2ª a 6ª das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (época baixa).

Sem comentários:

Enviar um comentário