Tartaruga-careta


"Ocorrência e identificação: as tartarugas-caretas ou tartarugas-bobas juvenis são muito frequentes nos Açores. Normalmente ocorrem em mar aberto e evitam as zonas costeiras. São reconhecidas pelas suas carapaças com cinco pares de placas laterais, castanhas-avermelhadas, visíveis à superfície do oceano. Quando as embarcações se aproximam elas assustam-se e mergulham temporariamente, emergindo alguns minutos depois. Por regra observam-se indivíduos solitários, mas ocasionalmente aparecem aos pares. 

Biologia: as tartarugas-caretas adultas medem em média cerca de 80 cm de comprimento de carapaça, mas jás e encontraram indivíduos com 2,5 m que pesavam mais do que 500g. Os machos adultos são maiores do que as fêmeas. Durante a sua fase pelágica, alimenta,-se essencialmente de medusas, tunicados e caravelas-portuguesas, mas também incluem cefalópodes e peixes na sua dieta. Embora mergulhem até aos 180 m de profundidade, as tartarugas passam a maior parte do tempo entre a  superfície e os 5 m de profundidade. 
 As tartarugas-careta que ocorrem nos Açores nascem nas praias do sudeste da América do Norte, especialmente na Flórida. Depois de 8 a 11 anos no oceano aberto , elas voltam ao local onde nasceram, onde atingem a maturação sexual. Vivem mais de 50 anos, mas alguns cientistas pensam que podem atingir os 100 anos.

Ameaças: as tartarugas foram intensamente exploradas no passado, pela sua carne e ovos. Hoje as ameaças principais são o aprisionamento e captura  acidental por artes de pesca, a ingestão de plástico flutuante  e a alteração dos habitats de reprodução, devido ao desenvolvimento imobiliário."

Fotografia: http://www.horta.uac.pt/projectos/MSubmerso/old/200003/Tartarugas.htm / Fonte :Livro "Vida Marinha Oceânica dos Açores"

Ana Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário