Teatro Angrense

O Teatro Angrense é um dos expoentes máximos da cultura açoriana. Acolhe regularmente, não só os grupos locais de teatro amador, mas também grandes espectáculos nacionais e internacionais, de vertentes artísticas distintas, como a música, dança e teatro.

Apresentando uma lotação de 636 pessoas, diversos camarins e excelentes equipamentos indispensáveis à boa realização de espectáculos, este Teatro é uma sala de referência, no que concerne à ilha Terceira.

De construção do séc. XIX, este edifício gerido pela sociedade proprietária do Teatro Angrense, foi inaugurado a 22 de novembro de 1860.
Na década de 20 foi submetido às primeiras obras de total remodelação, sendo reaberto a 19 de Março de 1926.
Mais tarde, é adquirido pelo empresário Marcelo Pamplona, passando a pertencer à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo no ano de 1988.
Sofreu obras de recuperação e restauro, sendo inaugurado a 5 de Novembro de 1993. Manteve a mesma traça arquitectónica ressurgindo, no entanto, mais renovado e dotado dos mais sofisticados equipamentos.


É considerado um teatro aberto, dito “ferradura”, muito divulgado com a evolução da ópera italiana e o teatro romântico, tratando-se de um exemplar único na ilha e dos melhores dos Açores.
Classificado como Imóvel de Interesse Público foi concebido para desenvolver a sua vocação de teatro, funcionando também como espaço de cinema.
Com uma excelente acústica, tem todas as características e condições para um desempenho teatral em moldes tradicionais, com teia, camarins e palco. Dispõe de uma sala com plateia, balcão, frisas e camarotes de duas ordens.


Situado bem no centro da cidade, a sua arquitectura exterior apresenta influências neoclássicas. O edifício é encimado por um frontão triangular e no cimo da bilheteira há uma cobertura “Arte Nova”, em ferro forjado.

Sem comentários:

Enviar um comentário