Judite Jorge

O meu tema deste mês é Poesia / Literatura Açoriana e como gosto muito da ilha que tem o ponto mais alto de Portugal escolhi uma escritora natural do Pico. Seu nome é Judite Jorge e nasceu a 11 de Maio de 1965 nas Pontas Negras, concelho das Lajes do Pico.
A sua carreira começou em 1982 quando se formou em jornalismo e também foi nesse ano que publicou a sua primeira obra: “Ainda não o Silêncio”.
Algumas de suas obras levaram-na a ganhar alguns prémios, tais como: em 1987 ganhou o “Prémio Revelação de Ficção da Associação Portuguesa de Escritores” com a obra “Notas para um Discurso de Amor”; depois ganhou o “Prémio Nunes da Rosa”, em 1992, com a obra “Permanências”.
No total a escritora publicou 5 obras, as duas que já falei anteriormente e mais as seguintes: “Setembro e Outras Estações, em 1986; o seu primeiro romance em 2001: “Afectos de Alma” e por ultimo em 2005, publicou “Fados Originais”. É desta ultima obra que vou copiar um poema das páginas 66/67, do Livro “9 Ilhas 9 Escritoras”, existente nos Quiosques de Turismo da ART, para quem tenha interesse em adquiri-lo.


XVIII – As Palavras

As palavras
são de brincar
são de rir
e de chorar

As palavras
são de tocar
são de comer
e de cantar

As palavras
são de querer
ou afagar
ou ofender

As palavras
coisa fatal
ou para bem
ou para mal

As palavras"



Sem comentários:

Enviar um comentário