Significado do nome da Flor Miosótis (não-te-esqueças-de-mim)


A Flor Miosótis (Myosótis) também habitualmente chamada de “não-me-esqueças”, em inglês “Forget-me-not”, ou “ne m’oubliez pás”, em francês, está envolta numa série de episódios históricos da humanidade e em belas  lendas românticas. A mais famosa das lendas conta que Adão, no paraíso, deu nome à todas as plantas e flores, exceto à Flor Miosótis. Adão, mais tarde, percorrendo o jardim para saber se os nomes tinham sido aceitos, pelas flores, chamou cada uma delas pelo nome e todas se curvaram diante dele. Entretanto uma pequenina e delicada flor disse-lhe: “- E eu, Adão, qual o meu nome?” Impressionado com a delicadeza da Flor Miosótis, Adão disse: “ – Como eu me esqueci de você antes, digo que vou chamá-la de modo a nunca mais esquecê-la. Seu nome será “não-te-esqueças-de-mim.”
Outra lenda famosa diz que um cavaleiro ao tentar alcançar a flor para oferecer à sua namorada, caíra no rio, com sua pesada armadura e afogara-se; porém antes de morrer disse à sua amada: “não-te-esqueças-de-mim.”
A Flor Miosótis também está intimamente ligada a história e tradição da Maçonaria,  sendo considerada  emblema da Fraternidade, e também está associada com as forças britânicas que serviram na Alemanha na 2ª Guerra Mundial.
A Flor Miosótis teve origem na Rússia, é uma flor que aprecia baixas temperaturas e deve ser cultivada ao meio sol, não deixando-a exposta por muitas horas seguidas. Geralmente é encontrada em locais frios como nos Andes, e apresenta-se  nas cores azul, branco e rosa suave.
Por toda história e simbologia que a envolve, a Flor Miosótis simboliza amor eterno, caridade, fraternidade, abnegação, união de grupo, generosidade e amor inesquecível. Oferecer a Flor de Miosótis à pessoa amada significa promessa de amor eterno!


Sem comentários:

Enviar um comentário