Criador do Porta dos Fundos atua em São Miguel





O ator brasileiro Gregório Duvivier, criador da série humorística Porta dos Fundos, vai fazer uma digressão por Portugal, em outubro, com a peça Uma Noite na Lua, da autoria de João Falcão, segundo a produção do espetáculo.
 

A estreia da digressão acontece a 16 de outubro, no Teatro Micaelense, em São Miguel, Açores, e seguirá por Ílhavo, Vila Real, Faro, Lisboa, Leiria, Figueira da Foz e Porto.
Outros locais e datas poderão ser adicionados à lista de apresentações desta comédia sobre um escritor, que sem obras publicadas, quer terminar uma peça sobre um homem solitário.
“A peça é cómica, poética, dramática e romântica ao mesmo tempo. É hilariante e arrebatadora. É o texto mais completo que eu já li”, comentou Gregório Duvivier, citado num comunicado.
Além do teatro, televisão e cinema, Gregório Duvivier destacou-se pelos livros "A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora", "Ligue os pontos - Poemas de amor e Big Bang" e "Put Some Farofa", além de assinar uma coluna semanal no jornal Folha de São Paulo.
Duvivier venceu o prémio da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro com este trabalho.



http://www.acorianooriental.pt/noticia/criador-do-porta-dos-fundos-atua-em-sao-miguel


Carolina Simas

Satisfação dos Turistas que visitam os Açores



A IATA realizou o “Inquérito à Satisfação do Turista nos Açores” que tem como objetivo a identificação da opinião dos turistas que visitam os Açores e medir o seu grau de satisfação.



© http://www.observatorioturismoacores.com


 Perfil do Turista que visita os Açores:

• 53,7% são Portugueses, 46,3% são Estrangeiros

• Dos turistas que visitaram os Açores, que residem no estrangeiro: 26,7% são provenientes da Alemanha, 10,5% são provenientes da Espanha, 11,1% são provenientes dos Estados Unidos da América e 5,1% são provenientes do Reino Unido.

• 52,0% têm entre 35 e 54 anos (27,0% tem entre 35 e 44 anos e 25,0% tem entre 45 e 54 anos)

• 23,7% são profissionais liberais e 31,9% são quadros superiores

• 55,1% são homens

• 74,1% têm habilitações ao nível do ensino superior

• 62,8% são casados

• 73,8% visitou os Açores pela primeira vez

  
 No que diz respeito à qualidade global, quase a totalidade dos inquiridos (96,4%) referiram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a qualidade global no destino Açores.


Vitor Dias & Evandro Correia

Roteiro turístico dá a conhecer "verdadeira realidade" de Rabo de Peixe

A vila piscatória de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, vai passar a ter já este Verão um roteiro turístico para impulsionar a economia local e mostrar a verdadeira realidade, segundo a Junta de Freguesia.
“O grande objetivo passa por dinamizar economicamente este local, mas acima de tudo também mostrar a verdadeira realidade de Rabo de Peixe, que muitas vezes, infelizmente, ainda é conhecido pelos maus motivos”, declarou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, que promove o roteiro turístico de uma terra que diz ser virtuosa mas que ainda não é conhecida pela maioria das pessoas.
Jaime Vieira anunciou que a Junta de Freguesia já contactou uma operadora turística, que está já a desenvolver o roteiro, para que ele seja implementado no terreno ainda este verão com uma série de iniciativas ligadas.
O novo porto de pesca, as festividades, as atividades lúdicas, as ofertas na área da restauração, o alojamento e as características das habitações, pintadas com várias cores, são alguns dos aspetos evidenciados no roteiro, que propõe desenvolver o contacto do turista com a realidade da pesca, acompanhando a atividade no dia-a-dia dos pescadores.
Este roteiro conterá também indicações sobre empresas locais de construção de embarcações e está a ser preparado um vídeo promocional da vila.
“O que pretendemos com a criação desse roteiro é colocar Rabo de Peixe no mapa turístico da região e, mais concretamente, de São Miguel, para que as pessoas possam vir visitar esta vila que tem muitas potencialidades”, frisou o presidente da Junta de Freguesia, salientando que os problemas sociais não são diferentes de outras localidades.
Outro objetivo será também agregar o roteiro a novos projetos para a freguesia na setor do turismo, apostando na requalificação da zona litoral, embelezando algumas ruas e criando algumas esplanadas em cafés.





Fonte:http://www.acorianooriental.pt/noticia/roteiro-turistico-da-a-conhecer-verdadeira-realidade-de-rabo-de-peixe

Parques e Jardins dos Açores - Quinta das Rosas




História:
Situada nas imediações da Vila da Madalena, nasceu como propriedade particular de Francisco Nunes. Após a sua morte, a quinta para a administração da Junta Geral do Distrito que a manteve como jardim público, dando continuidade ao trabalho do seu criador que ali reunira uma importante coleção de flores, em particular de rosas. Um violento temporal, em 1986, destruiu-a quase por completo, cabendo aos Serviços Florestais a sua recuperação. Muito embora prejudicada com a perda de inúmeras árvores de grade porte, a quinta mantém um importante património vegetal, com cerca de 8.000 árvores na mata, onde se instalaram zonas de merendas, pequenos lagos, um maroiço, instalações sanitárias e outros equipamentos de apoio e de recreio. No edifício principal encontra-se hoje instalada a Cooperativa Apícola da ilha do Pico.
Destaques:
Maroiço: é uma estrutura maciça, normalmente de forma tronco-piramidal, construída em pedra solta que o tempo torna solidamente agregada. A existência dos maroiços decorre da necessidade de libertar o solo do excedente de pedra. Para além desta função utilitária, o maroiço adquiriu um valor simbólico enquanto referência da paisagem picarota. Na Quinta das Rosas o maroiço é assumidamente uma referência, uma presença heráldica de uma linhagem desconhecida!
Flora:
A variedade botânica do jardim é assinalável, mesmo considerando os estragos provocados pelo terrível ciclone de 86; existem exemplares exóticos únicos na ilha do Pico, como é o caso do Feto-arbóreo originário da Austrália (Sphaeropteris Cooperi), diversos arbustos ornamentais como Aucubas, Camélias, Hibisco, Trompeteiro, Clivias; uma importante coleção fruteiras, tais como Abacateiro, amendoeira, Ameixieira, Anoneiras, Arçaleiro, Castanheiros, Cerejeira, Goiabeira, Marmeleiro, Nespereira, árvore das Papaias, Pessegueiro, Pereiras e romãzeira. Nas árvores de grande porte encontram Plátanos, Palmeiras, Castanheiros-da-Índia, Araucárias, Banksias, Dragoeiros, Eucaliptos, entre outras.

Fonte: Parques e Jardins dos Açores / Azores Parkes and Gardens

Ana Cabrita



Morcego-dos-Açores



 
© http://www.azores.gov.pt


O morcego-dos-açores, é o único mamífero endémico do arquipélago, o seu nome científico é “Nyctalus azoreum”, têm um comprimento corporal máximo de 54mm, tendo apenas 35mm de cauda. Têm uma pelagem geralmente muito escura, que se clareia na parte vertical. É uma das poucas espécies do mundo que possui uma forte atividade diurna, o que se deve em parte à ausência de predadores. Esta espécie está considerada em vias de extinção.

Sabias que: 
O Morcego-dos-Açores alimenta-se de insetos.

Evandro Correia & Vitor Dias

A Quinta


A Quinta é um restaurante/hospedaria que fica localizada no concelho das Velas, na Fajã de Santo Amaro,  junto ao aeródromo na ilha de São Jorge, nos Açores.


Este espaço reabriu este ano com nova gerência e encontra-se à disposição de todos aqueles que queiram usufruir dele. 

Todos os seus clientes encontraram  um ambiente tradicional, acolhedor, num espaço rústico, todo ele envolto com paredes de pedra e janelas de madeira.


No restaurante são servidos pratos tradicionais a variados.

E a hospedaria possui conforto nos seus oito quartos intitulados: Fajã do Ouvidor, Fajã dos Vimes, Fajã João Dias, Fajã das Almas, Fajã dos Cubres, Fajã de Santo Cristo, Fajã de São João e Fajã da Ribeira da Areia.
A Quinta está aberta todos os dias das 7h00 às 22h00.


Fonte: https://www.facebook.com/pages/A-Quinta/406599786211330?fref=ts

Elisabete Almeida

Primeira Grande Largada de Balões de Ar Quente em Vila Franca



É uma das noites mais esperadas do ano!! Um momento único!!!
Com a reconhecida qualidade Atlântico Vila Eventos, dia 8 de Agosto, a Vinha d'Areia será palco de uma das mais aguardadas festas do ano.
Vila Franca Branca a festa que vai marcar este verão e que este ano conta também com a Primeira Grande Largada de Balões de Ar Quente, uma iniciativa pela Luta contra o Cancro, visando assinalar uma causa que é de todos!!
Ingressos à venda em www.atlanticovilaeventos.com
Marque já o seu lugar para esta festa única!!
Atlântida, a Rádio Oficial do Eventos Atlântico Vila!


Fonte:https://www.facebook.com/radioatlantida