Parques e Jardins dos Açores - Quinta das Rosas




História:
Situada nas imediações da Vila da Madalena, nasceu como propriedade particular de Francisco Nunes. Após a sua morte, a quinta para a administração da Junta Geral do Distrito que a manteve como jardim público, dando continuidade ao trabalho do seu criador que ali reunira uma importante coleção de flores, em particular de rosas. Um violento temporal, em 1986, destruiu-a quase por completo, cabendo aos Serviços Florestais a sua recuperação. Muito embora prejudicada com a perda de inúmeras árvores de grade porte, a quinta mantém um importante património vegetal, com cerca de 8.000 árvores na mata, onde se instalaram zonas de merendas, pequenos lagos, um maroiço, instalações sanitárias e outros equipamentos de apoio e de recreio. No edifício principal encontra-se hoje instalada a Cooperativa Apícola da ilha do Pico.
Destaques:
Maroiço: é uma estrutura maciça, normalmente de forma tronco-piramidal, construída em pedra solta que o tempo torna solidamente agregada. A existência dos maroiços decorre da necessidade de libertar o solo do excedente de pedra. Para além desta função utilitária, o maroiço adquiriu um valor simbólico enquanto referência da paisagem picarota. Na Quinta das Rosas o maroiço é assumidamente uma referência, uma presença heráldica de uma linhagem desconhecida!
Flora:
A variedade botânica do jardim é assinalável, mesmo considerando os estragos provocados pelo terrível ciclone de 86; existem exemplares exóticos únicos na ilha do Pico, como é o caso do Feto-arbóreo originário da Austrália (Sphaeropteris Cooperi), diversos arbustos ornamentais como Aucubas, Camélias, Hibisco, Trompeteiro, Clivias; uma importante coleção fruteiras, tais como Abacateiro, amendoeira, Ameixieira, Anoneiras, Arçaleiro, Castanheiros, Cerejeira, Goiabeira, Marmeleiro, Nespereira, árvore das Papaias, Pessegueiro, Pereiras e romãzeira. Nas árvores de grande porte encontram Plátanos, Palmeiras, Castanheiros-da-Índia, Araucárias, Banksias, Dragoeiros, Eucaliptos, entre outras.

Fonte: Parques e Jardins dos Açores / Azores Parkes and Gardens

Ana Cabrita



Sem comentários:

Enviar um comentário