O artesanato nos Açores

imagem em branco
Os Açores dispõem de uma riqueza de criações artesanais tanto ligadas a atividades económicas específicas como à arte popular e à imaginação. De facto são inúmeras e variadas as obras de interesse e qualidade produzidas pelos nossos artesãos. No meio de uma diversidade de técnicas e de materiais utilizados, enleva-se a autenticidade com que trabalham e espelham o seu modo de ser e viver.
Trabalhos em osso de baleia
O artesanato dos Açores mantém a identidade com vínculo próximo à natureza e à cultura açoriana, sendo capaz de inovar esta tradição, construindo um discurso actual no artesanato.                   
As artes de trabalhar a pedra, como a cantaria e a escultura bem como a arte de trabalhar a madeira, a talha, o marfim ou o osso de baleia são atividades exigentes, e bem patentes nas nossas ilhas.
    
Bordados a ouro
Mais finas e femininas são as técnicas aplicadas aos bordados a ouro, associados essencialmente às principais festividades religiosas dos Açores, aos trabalhos de Patchwork, de origem rural e popular, ou às bonecas de pano que reproduzem o trajar típico das gentes açorianas.
Com caráter mais contemporâneo e sem raízes tradicionais encontramos a produção artesanal do estanho, de acessórios de moda, do vidro termoformado, de sofisticadas peças de joalharia e de vários outros produtos materializados a partir de uma diversidade de materiais naturais ou sintéticos.
                     Trabalhos em escama de peixe                      

A marca "Artesanato dos Açores" abrange os "bordados dos Açores", as "rendas dos Açores", a "tecelagem dos Açores", o "miolo de figueira dos Açores", os "registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres", A marca "Artesanato dos Açores" abrange os "bordados dos Açores", as "rendas dos Açores", a "tecelagem dos Açores", o "miolo de figueira dos Açores", os "registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres", os "Bolos Lêvedos" e a "Escama de peixe". os "Bolos Lêvedos" e a "Escama de peixe".

Sem comentários:

Enviar um comentário