Queijo do Pico e queijo de São Jorge entre os melhores de Portugal

O Queijo do Pico e o queijo de São Jorge foram recentemente considerados, pelo site Ruralea, na lista dos 12 melhores queijos de Portugal.


O tradicional “Queijo do Pico”, apresenta um carácter único tendo assim uma importância significativa no Património Gastronómico dos Açores, sendo então um produto de Denominação de Origem Protegida (DOP).
É um queijo curado, de pasta mole, com um aroma intenso, tem forma circular e apresenta cerca de 16 a 17cm de diâmetro, 2cm a 3 de altura e um peso que pode variar entre os 650g e os 800g . Crosta amarela pálida e seu interior é branco-amarelado, contendo uma textura pouco compacta, untuosa e irregular, uma vez que apresenta uns pequenos olhos, o sabor deste queijo é ativo e salgado.
A origem do Queijo do Pico perdeu-se na memória dos tempos. Sabe-se que já se fabricava nos finais do século XVIII e, desde então, as suas regras de saber fazer têm sido transmitidas de geração em geração, até aos dias de hoje.

Queijo do Pico: http://www.lifecooler.com/artigo/passear/queijo-do-pico-dop/342231/

O queijo de São Jorge é sem dúvida muito apreciado e procurado por quem nos visita.
é uma denominação de origem protegida (DOP) legalmente reservada a certo tipo de queijo fabricado com leite de vaca cru na ilha de São Jorge, a qual para efeitos de produção constitui, na sua totalidade, a Região Demarcada do Queijo São Jorge. 
As origens do queijo de São Jorge remontam ao século XVI e ainda hoje se mantêm os métodos artesanais e os ingredientes tradicionais que caracterizam o seu fabrico. Queijo de vaca curado submetido a um período de cura de 30 a 60 dias cujo peso pode oscilar entre os 8 e os 12 quilos. É conhecido pelo aroma forte e sabor levemente picante.

Queijo S.Jorge: http://www.lifecooler.com/artigo/passear/queijo-sao-jorge-dop/342224/

Fonte: http://caisdopico.blogspot.pt/
http://www.ruralea.com/gastronomia-os-12-melhores-queijos-de-portugal/

Sem comentários:

Enviar um comentário