A tradição na vida açoreana


                O arquipélago dos Açores está situado numa área anticiclónica. É caracterizado por um clima marítimo temperado, influência da latitude e da acção reguladora da corrente do Golfo, beneficiando por isso de temperaturas amenas e brisas suaves. O solo fértil, pela origem vulcânica e pela elevada humidade, proporciona condições privilegiadas para a preservação de inúmeras espécies endémicas, bem como para a introdução e reprodução de flora e fauna das mais variadas origens.

                Cada produto açoriano está ligado a um determinado local ou região, em perfeita sintonia com a sua História. Envolve um saber fazer único que, ao ser saboreado, desperta a curiosidade, os sentidos e nos conduz através da nossa Cultura.

                O artesanato, melhor que nenhum outro testemunho, personifica a riqueza de um património vasto e repleto de motivos de interesse, onde se projecta a peculiar maneira de ser dos portugueses: o génio inventivo, a inata habilidade manual, um apurado sentido estético, a natural assunção da ambiência geográfica envolvente, o carácter vincado e personalista, a vontade indómita. Tudo se mescla, influencia e se traduz no objecto, acabando por o transformar num espelho que reflecte a vida interior e exterior do artesão que lhe deu forma.

© Cofit.org

Sem comentários:

Enviar um comentário