Fajã de Lopo Vaz








A Fajã Lopo Vaz é uma fajã localizada no concelho das Lajes das Flores, Ilha das Flores. Foi muito provavelmente o primeiro local habitado na Ilha das Flores, sendo o Lopo Vaz um dos seus primeiros povoadores.
Trata-se de uma plataforma baixa, junto ao mar com uma orla marítima formada por pequenas praias de areias pretas s seixos basálticos de diferentes dimensões, sua formação geológica deve-se aos escorrimentos de lavas e também do abatimento das próprias arribas que lhe estão sobranceiras e forma conjuntamente com as falésias a que esta sobranceira e a orla marítima.
Nesta fajã também é frequente surgir o Tubarão- Martelo facto pouco comum na Ilha das Flores e nas restantes Ilhas dos Açores.
Noutros tempos os povos que habitavam esta fajã eram totalmente auto suficientes do ponto de vista alimentar, facto que se devia ás grandes dificuldades de acesso por terra.
Esta fajã é dos poucos lugares onde se encontram bananais e caprinos no estado selvagem e é muito procurada para a observação da ornitologia.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Publicar um comentário