Nova planta endémica descoberta em Santa Maria


©Diário Insular


Aichrysonsantamariensis é o nome da nova espécie endémica descoberta na ilha de Santa Maria. De acordo com a investigadora do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, Mónica Moura, esta planta existe em quantidade considerável em áreas da Paisagem Protegida da ilha. Mónica Moura afirma que já há algum tempo que existia a suspeita da existência de uma planta endémica única no arquipélago. “Faz parte da equipa que desenvolveu estes trabalhos um colega madeirense. A planta existe nos Açores e na Madeira e começámos a pensar se não existiriam diferenças na planta na Região. Chegámos, agora, à conclusão de que sim", refere Mónica Moura.
Aichrysonvillosum é o nome da planta madeirense e distingue-se da nossa essencialmente devido à cobertura e forma das folhas e a forma das sementes, além de ser, geralmente, de menor dimensão

"A planta, que apresenta floração durante o verão, é abundante nas Áreas de Paisagem Protegida de São Lourenço e Maia, em particular entre as pedras que constituem os muros dos currais de vinha, mas também é possível encontrá-la nas barreiras das estradas e muros das freguesias de Santo Espírito e Santa Bárbara, sendo menos frequente no resto da ilha", descreve uma nota divulgada pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional. A descoberta realizou-se com o apoio local do Parque Natural de Santa Maria.

Adaptado de Diário Insular

Sara Luís


Sem comentários:

Enviar um comentário