Escultura e Pintura de José Carlos Almeida, 30 anos


Em exposição vão estar 34 peças de coleção particular ou do artista e para venda: 17 esculturas e 17 pinturas.
Trabalhos desenvolvidos por José Carlos Almeida, que segue o lema “Eu não sou o que sou, eu sou o que faço com as minhas mãos” (Louise Bourgeois).
Nasceu em São Miguel em 1959, onde reside e trabalha. Os seus dotes artísticos começaram a revelar-se muito cedo, antes de ingressar na escola primária, pois era ele quem fazia os seus brinquedos. Brinquedos estes que revelavam perfeição e atenção ao pormenor.
José Carlos Almeida define-se como autodidata, adquirindo conhecimento com os seus pares, através da literatura e da visita a museus e exposições, e, sobretudo, diz, através de uma permanente e aprofundada observação da natureza, a sua musa inspiradora.
Foi membro da Academia das Artes dos Açores, onde teve aulas com o pintor Aristides Âmbar, a pintora Luísa Ataíde e a escultora Luísa Constantina.
Em 1986, realizou a sua primeira exposição individual de Pintura, escultura e desenho, na Academia das Artes dos Açores, em Ponta Delgada. Seguiram-se mais doze exposições individuais nos Açores e uma nos EUA e, também, participou em várias exposições coletivas.
Executou uma série de obras públicas no arquipélago e tem obras de pintura e escultura que fazem parte de coleções privadas nos Açores, Portugal Continental, Suécia, Alemanha, Canadá e Estados Unidos da América.
A mostra pode ser visitada até ao dia 5 de março, no normal horário de funcionamento do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, Ilha  de São Miguel.


Fonte: http://www.culturacores.azores.gov.pt/agenda/default.aspx?id=8509

Sem comentários:

Publicar um comentário