"História Natural dos Açores"


Trata-se de uma edição da Universidade dos Açores da autoria dos Professores Doutores António Neves Trota e Maria João Pereira. 

O livro, destinado ao público em geral, explica a formação das ilhas dos Açores e o seu atual enquadramento geodinâmico, identifica as principais formas e produtos vulcânicos e aborda a utilização dos recursos geológicos das ilhas. 

Explica também, como foi possível às plantas vasculares e aos vertebrados colonizarem este território, pequeno, remoto, fragmentado e em formação. Identifica os veículos originais de dispersão dos diásporos e as principais linhas biogeográficas que deram origem à flora açoriana. 

Distingue as espécies nativas e endémicas das introduzidas ou exóticas. Descreve as principais forças e mecanismos modeladores da evolução dos organismos nos Açores e debruça-se sobre o estabelecimento das comunidades vegetais.

Finalmente, caracteriza os diferentes modelos de intervenção humana nas ilhas, identificando as causas mais antigas e recentes que ameaçam os habitats e as espécies nativas dos Açores.






http://www.acorianooriental.pt/noticia/lancamento-do-livro-historia-natural-dos-acores.



Carolina Melo e Simas

Sem comentários:

Enviar um comentário