Dia de São João



Hoje celebra-se o S. João em várias localidades do país, que vivem esta festa com grande animação.
São João é, tal como Santo António e São Pedro, um santo popular. É conhecido por ser o santo festeiro, tanto que as festas juninas também são conhecidas como festas joaninas, em sua homenagem. Como é o caso das Sanjoaninas (Angra do Heroísmo) que se festejam todos os anos por esta altura.

É, usualmente, representado pela figura de um menino com um cordeiro no colo, já que teria sido ele quem anunciou aos homens a chegada do cordeiro de Deus.
Segundo a tradição, a mãe de João, Isabel, acendeu uma fogueira no deserto para anunciar o nascimento do bebé a sua prima Maria, mãe de Jesus, que assim veria a fumaça ao longe. Por isso, fogueiras, balões e fogos de artifício comemoram o dia do santo considerado festeiro.
João pregava às margens do rio Jordão, em Israel, e baptizava os fiéis que se convertiam ao cristianismo mergulhando-os nas águas. Daí ser conhecido como São João Batista. Hoje, nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação.







Sem comentários:

Enviar um comentário