Trilho dos Fortes de São Sebastião ilha Terceira


Na ilha Terceira, em São Sebastião existe um trilho pedestre que conjuga a história do povoamento da ilha a uma área protegida onde nidificam garajaus.
 
O trilho é feito à beira da costa Sudeste da ilha, inserido no maciço vulcânico dos Cinco Picos e passa por vestígios de antigas fortificações de defesa marítima (séc. XVI – XVII) terminando na Vila de São Sebastião.
Este percurso inicia-se na estrada regional para a ponta das Contendas.
Circula-se pela direita com vista para o farol das Contendas e ilhéu das Cabras ao fundo.
Desce-se em direção aos Fortes da Greta e de Santa Catarina das Mós (ambos de 1581) com vista para a baía da Mina, local privilegiado para a prática de surf.
Chegando-se novamente à estrada, segue-se à direita, transpondo as estufas e, ao chegar ao Pico dos Cernos, vira-se à direita contornando as árvores.
Recomenda-se o desvio à direita que desce até ao Forte do Bom Jesus, erguido em 1644, com vista para a baía da Mina e retorna-se pelo mesmo caminho e na bifurcação segue-se à direita para uma pequena mata onde predomina a endémica Urze (Erica azorica).
Ao sair do bosque, fase descendente, entra-se numa pastagem com a falésia à direita e Salgueiros (Tamarix gallica) à esquerda.
Em frente os salgueiros dão lugar a Canas (Arundo donax) e o percurso entra num caminho de terra batida de acesso a campos de cultivo e pastoreio.
Segue-se as marcas até ao desvio para um miradouro, de onde é possível ver a orla costeira de São Sebastião.
Retorna-se ao caminho principal e continua-se, à direita, junto ao mar até ao Forte do Pesqueiro dos Meninos, datado de 1581.
Depois o percurso sobe para a Vila de São Sebastião, passa por uma antiga azenha reconstruída, sobe-se o Arrabalde, onde antigamente corria a Ribeira de Frei João e, já no interior da freguesia, passa-se pela ermida de Nossa Senhora da Graça.
Um pouco mais à frente observa-se o Largo da Fonte, seguido da Ermida de Sant’Ana, depois da igreja vesse a praça central, local onde termina o percurso.

 
Fontes: http://trilhos.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/terceira/fortes-de-sao-sebastiao
http://www.diarioinsular.com/
 
Elisabete Almeida
 

Sem comentários:

Enviar um comentário