Grutas Vulcânicas da Ilha do Pico




Foi lançado nas festas da Madalena um livro intitulado “No ventre sagrado da ilha” editado apenas em português pelo Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, com o intuito de alertar à população em geral que as cavidades vulcânicas da ilha do Pico têm de ser protegidas, afim de não serem destruídas.

A ilha do Pico é a que possui mais cavidades vulcânicas, estando inventariadas na obra 160 das quase 300 conhecidas no arquipélago, um património reunido em livro, para mostrar as "veias de lava" da montanha como comentou o vulcanólogo Victor Hugo Forjaz.

A obra foi criada pelo Victor Hugo Forjaz em conjunto com Albino Terra Garcia e Luís Miguel Almeida que reuniram centenas de fotografias e algumas gravuras das cavidades vulcânicas existentes no Pico.

Victor Hugo Forjaz quis desta forma também prestar homenagem ao espeleólogo picaroto Albino Terra Garcia, pela descoberta e salvaguarda das cavidades vulcânicas existentes na ilha, uma vez que ele é o grande descobridor de cavidades vulcânicas no Pico e também compra terrenos onde há essas cavidades para que os lavradores não as entulhem e as façam desaparecer.

Das quase 300 cavidades vulcânicas naturais (tubos de lava e algares vulcânicos) conhecidas, atualmente, nos Açores, nem todas são visitáveis ou estão abertas ao público em geral.



Fontes:http://www.rtp.pt/acores/local/grutas-vulcanicas-do-pico-precisam-de-ser-protegidas-video_50971
http://www.acorianooriental.pt/noticia/lvro-da-a-conhecer-veias-de-lava-da-montanha-do-pico

Elisabete Almeida

Sem comentários:

Publicar um comentário