Património material – Solar de Santo António

Está situado na Rua de Baixo, no concelho da Calheta, a sua construção foi iniciada no século XIX e é considerado arquitectura doméstica.
Este solar é constituído por um corpo de dois pisos, do qual apenas foi construída a fiada anterior dos compartimentos, e pelo corpo concluído da capela, com a fachada adjacente primeiro. Os dois corpos constituem assim, os braços de um imóvel em “L”.
Do primeiro destaca-se a fachada voltada para a rua, organizada regularmente e delimitada por um soco, por um cunhal apilastrado, por uma pilastra (comum à capela) e por uma cornija. Tem, no piso térreo, cinco portas e, no piso superior, cinco janelas de peito.
A fachada da ermida, que remata a da habitação, está enquadrada pelo prolongamento do soco, pela pilastra comum, por um cunhal e por um frontão contracurvado delimitado por volutas. O vértice está cortado por uma cornija onde assenta a base da cruz. Sob este remate pende, no tímpano, uma flor-de-lis invertida.
À fachada lateral direita da capela encosta o corpo da escada exterior de um só lanço que conduz ao coro alto.
No interior da ermida destacam-se: o altíssimo arco triunfal, sobre pés-direitos com impostas e bases salientes; a moldura da porta de acesso à sacristia, de verga curva e arestas boleadas; a enorme janela vertical de iluminação do altar, rematada em verga curva e com a moldura com um ligeiro esbarro.
Este imóvel foi construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada nas fachadas acabadas, exceto o soco, os cunhais, as pilastras, as volutas, a base da cruz, os elementos decorativos em relevo e as molduras dos vãos que são em cantaria à vista. As portas são em madeira pintada. As janelas da parte habitacional estão fechadas com taipais. A janela da fachada da capela tem caixilharia de madeira pintada de branco (guilhotina de três folhas). As coberturas são em telha de meia-cana tradicional rematada em beiral simples.
Como elementos datados destacam-se a cartela no lintel do portal da capela com a inscrição “1816” e a cartela na fachada principal da habitação com a data “1822” inscrita.
Este solar tem como função actual uma ermida, é então chamada Ermida de Santo António.

 
 
 
 
 
 
Fonte: http://www.inventario.iacultura.pt/sao-jorge/calheta-fichas/52_88_71.html
 
 
Patrícia Machado
 

Sem comentários:

Enviar um comentário