São Martinho

O Dia de São Martinho é festejado todos os anos no dia 11 de novembro e é uma das celebrações que marcam o outono.
Relativamente à história de São Martinho, Martinho de Tours foi um militar, monge, bispo e santo católico, que nasceu no ano de 316 e falecido a 397.
A lenda de São Martinho conta-nos que um dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminhar para a terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho deparou-se pelo caminho com um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas metades e ofereceu uma dessas metades ao mendigo. Sem mais nem menos, o frio parou e o tempo aqueceu. Acredita-se que isto aconteceu pois seria a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.



A tradição do dia de São Martinho é assar-se castanhas e beber-se o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.
Geralmente, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como aconteceu com São Martinho. Esta ocorrência é conhecida como o Verão de São Martinho.
São Martinho tornou-se assim no padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho.
Tenham todos um feliz dia de São Martinho!
E como se costuma dizer por aí…
“No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho.”
 
 





Fonte:https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-sao-martinho/ / http://www.paroquiaqueijas.net/portal/noticias/250-festa-de-sao-martinho / http://www.wingman.pt/blog/2015/11/11/so-martinho-dia-de-castanhas-vinho-e-msica-wingman
 
 
Patrícia Machado
 
 

Sem comentários:

Publicar um comentário