Geossítios - Caldeira do Vulcão das Sete Cidades

Na ilha verde, a ilha de São Miguel, o vulcão poligenético das Sete Cidades está separado por uma caldeira de colapso de forma quase circular com 5,3 km de diâmetro médio. No seu interior, a Lagoa Azul e a Lagoa Verde dominam a paisagem, juntamente com os cones pomíticos, anéis de tufos e domos, e a freguesia de casas brancas.
No Vulcão das Sete Cidades ocorreram cerca de 17 erupções intracaldeira nos últimos 5.000 anos, o que o torna o vulcão central mais activo do arquipélago neste intervalo de tempo. A actividade intracaldeira tem sido essencialmente marcada por erupções traquíticas subplinianas e plinianas, algumas das quais com características hidromagmáticas. A última erupção intracaldeira data de há cerca de 500±100 anos B.P. e deu origem ao cone da Caldeira Seca.
 
 
A Lagoa das Sete Cidades foi eleita uma das 7 maravilhas naturais de Portugal na Categoria Zonas aquáticas não marinhas.
 
 
 
Fonte:http://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php?id_geositio=39/ http://www.cvarg.azores.gov.pt/vulcoes-activos/Paginas/vsetecidades.aspx
 
Patrícia Machado
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário