Montanha Pico Festival no Museu do Pico




Durante o mês de janeiro terá lugar na ilha do Pico o Montanha Pico Festival, uma iniciativa da associação MiratecArts. O Museu do Pico apoia mais uma vez este projeto, acolhendo no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, algumas das ações do seu vasto programa.
O Auditório do Museu dos Baleeiros será palco de Noites de Cinema, com entrada gratuita. A primeira no dia 7 de janeiro, pelas 20:30h, com a presença de dois cineastas portugueses: Jorge Pelicano e João Pedro Plácido. Os seus trabalhos mostram comunidades de montanha em Portugal. Os filmes de abertura "Ainda há Pastores?" e "Volta à Terra" foram produzidos em décadas diferentes, mas os seus paralelos ajudam-nos a compreender melhor o facto de comunidades montanhosas estarem a desaparecer, mesmo em Portugal. Para abrir a noite, a cineasta polaca Julia Poplawska, também presente, vem mostrar o seu último trabalho, a curta "O Local".
Nas semanas seguintes, todas as terças-feiras (10, 17, 24 e 31 de janeiro), pelas 21h, filmes galardoados e de grandes nomes de cinema europeu vão ser apresentados. O último filme dos irmãos italianos Paolo e Vittorio Taviana, "Maravilhoso Boccaccio", baseado na obra prima Decameron, recebe a sua estreia nos Açores. Da Noruega, o filme/documentário "Da Natureza" de Ole Giaver de certeza que vai trazer sorrisos às nossas audiências com uma caminhada na mente do jovem que aventura pelas montanhas. O vencedor do Prémio do Júri Un Certain Regard, do Festival de Cannes, "Força Maior" de Ruben Ostlund e, a encerrar o mês, o filme "Longe dos Homens" de David Oelhoffen, com a grande estrela de Hollywood Viggo Mortensen, também fazem parte da programação. Todos estes filmes têm legendas em português.

Fonte: www.culturacores.azores.gov.pt
Ana Cabrita



Sem comentários:

Publicar um comentário