Receita de malassadas


http://oaventaldaana.blogspot.pt/

Não há carnaval sem malassadas/filhoses. Como não há carnaval sem danças e bailinhos de entrudo. Nesta época de alegria e cor só é completa com essas doçarias tradicionais, coscorões, filhoses do forno e filhoses fritas ou malassadas.


Num alguidar, deita-se 1 kg de  farinha com um buraco no meio onde se deita 6 ovos batidos, 2 colheres de sopa de  açúcar, 1 barra de fermento diluído em leite morno,  raspa de limão, 2 colheres de sopa de  manteiga, 1 cálice de aguardente e 1 colher de chá de sal , amassando-se muito bem. À medida que se vai amassando, vai-se juntando, a pouco e pouco,  leite  até se obter uma massa mais branda que a do pão de trigo. Se for necessário tornar a massa mais leve, pode-se juntar o leite necessário.
Põe-se a levedar em local bem quente, embrulhando o alguidar com um ou dois cobertores, para que a massa levede depressa.
Quando a massa estiver  levedada, e com os dedos untados de óleo   ou leite, tiram-se bocadinhos de massa que se moldam em forma circular, bem estendida no meio, e se  fritam em óleo bem quente. Depois de fritas, polvilham-se as malassadas com açúcar, ou com açúcar e canela.

Sem comentários:

Enviar um comentário