Banco D. João de Castro

O Banco D. João de Castro corresponde a um monte submarino localizado entre as ilhas Terceira e São Miguel, que se eleva a cerca de 1600 m dos fundos marinhos vizinhos e cujo topo encontra-se atualmente a cerca de 12 m de profundidade. Este edifício vulcânico submarino tem uma cratera no topo, com 450 m de diâmetro e cerca de 28 m de desnível, onde existe um importante campo fumarólico, de fontes hidrotermais de baixa profundidade, onde foram medidas temperaturas entre 39 e 83°C. Este vulcão poligenético já formou uma ilha - a chamada de “Ilha Nova” - aquando da atividade vulcânica ocorrida no ano de 1720 A.D., a qual entretanto desapareceu por ação erosiva marinha e devido a colapsos do cone vulcânico. Neste geossítio é possível fazer mergulho por entre focos hidrotermais e escarpas de falha e observar de perto este vulcão submarino ativo, assim como toda a flora e fauna característica deste ecossistema. Este é um geossítio do Geoparque Açores com relevância regional e interesse científico e geoturístico, e integrado no Parque Marinho dos Açores, na Rede Natura 2000 e classificado como área OSPAR.

Acesso: Por mar. Situa-se a 35 milhas de Angra do Heroísmo, a 38 milhas de São Miguel e a 55 milhas do porto de Ponta Delgada.

Coordenadas geográficas:  Latitude 38.12.00ºN - Longitude 26.33.00ºW

Tipo de fundo: Extremo superior de uma antiga caldeira rodeada por algumas paredes verticais. Pequenas covas de gigante. Falhas vulcânicas por onde são libertados gases quentes.

Fauna característica: Patruças, peixes-porco, jamantas, cavala-da-Índia, lírios e bicudas.

Flora dominante: Sargassum sp.

Número de espécies: 221, veja quais em http://www.horta.uac.pt/scubazores/D_Joao/ListaSpp.htm

Segurança: Risco. Zona oceânica, hidrotermalismo e correntes de maré.

Observações: Zona com hidrotermalismo. Tapetes de bactérias termófilas nas zonas activas de hidrotermalismo.


Fontes:
https://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php?id_geositio=56
http://www.horta.uac.pt/scubazores/D_Joao/
Dive Cooky video: https://www.youtube.com/watch?v=vHPsCZY-5DY

Sem comentários:

Enviar um comentário