Fajã lávica das Ribeiras





Nome do Geossítio: Fajã lávica das Ribeiras
Ilha/ Concelho/ Freguesia: Pico/ Lajes Pico / Ribeiras
Área/ Altitude: 1,24 km2/ 0-132m
Descrição: A Fajã Lávica das Ribeiras, localizada na costa sul da ilha do Pico, formou-se maioritariamente por escoadas lávicas emitidas, há cerca de 3.500 anos, de diversas bocas eruptivas localizadas a montante do lugar de Caminho de Cima e que definem uma fissura eruptiva de orientação geral NE-SO. Estas escoadas basálticas galgaram a antiga falésia costeira, fazendo crescer a ilha e formando uma arriba fóssil.
Do seu lado leste, esta fajã lávica sobrepõe-se a um delta lávico mais antigo, que se desenvolve para oriente da estrada de acesso a esta freguesia, onde a arriba fóssil se apresenta segundo uma vertente viva e muito escarpada.
O trilho pedestre Quintas e Ribeiras – Pico (PR17PIC) que aqui passa tem uma extensão de 12,5 km, que podem ser percorridos em cerca de 4 horas e com uma dificuldade média.
A partir do miradouro da Vigia, em Terras, localizado junto à estrada regional e sobranceiro à falha do Arrife, tem-se uma boa panorâmica deste geossítio e zonas adjacentes.
Este geossítio, que reflete uma das paisagens típicas da ilha Montanha, tem relevância regional e interesse científico e educacional.



Fonte:https://www.facebook.com/AzoresGeopark/

Sem comentários:

Enviar um comentário