O Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico foi distinguido como vencedor do Prémio Nacional de Arquitectura Paisagística 2011, na Categoria de Obra e na Sub-Categoria de Desenho Urbano.
Fizeram parte da equipa projetista enquanto Arquitectura Paisagística: Luis Cabral e Vasco Costa Simões (ARPAS – Arquitectos Paisagistas Associados); Arquitectura: Rui Pinto e Ana Teresa Robalo (RPAR Arquitectos); e Engenharias: Francisco Salpico, Nelson Capote e José Rosendo.
O Forte de Santa Catarina, exemplar de arquitectura militar do século XVIII foi, após largos anos de abandono, reconstruído, estando aberto ao público desde 2006 como Posto de Turismo Municipal, albergando também actualmente o Quiosque de Turismo da Associação Regional de Turismo.
O Forte de Santa Catarina é propriedade da Câmara Municipal das Lajes do Pico e gerido pela empresa municipal, Culturpico E.E.M..
Se me permitem, e porque constantemente se vê o nome desta área profissional a ser "adulterado", dou conta de que escrevem "Prémio Nacional de Arquitectura Paisagística 2011". Poderá ser por lapso, mas não custará nada escrever o nome correcto que é Arquitectura Paisagista. É verdade que surgem dúvidas entre o "-ista"
ResponderEliminar"-ística", mas com toda a certeza vos digo Arquitectura Paisagística não é o termo correcto. E como sou aluno de Arquitectura Paisagista, posso vos dar esta certeza.
Obrigado.
Parabéns pelo projecto e consequente prémio.