João Henrique Melo Cota, actual proprietário da marca e fábrica do queijo Vaquinha, era criador de gado e tornou-se fornecedor de leite para o artesão do antigo queijo Vaquinha, produzido na freguesia de Stª Bárbara (Terceira).
Contudo, o queijo estava em risco de desaparecimento porque o volume de produção era muito reduzido e o produtor não tinha família que desse continuidade ao projecto. Assim, João Cota convida-o para trabalharem juntos, tendo-lhe oportunamente efectuado uma proposta para aquisição da patente e de todo o conhecimento no fabrico do queijo.
Em 1998 é aberta a primeira queijaria, numas instalações provisórias, ainda longe das condições que as actuais disponibilizam, nomeadamente no que concerne ao controlo de qualidade do fabrico, cura e comercialização.
Logo que possível e antevendo o sucesso do queijo, João Cota decide fazer um investimento para melhorar a qualidade e aumentar as variedade dos tipos de queijo e reabre em Abril de 2002, onde o queijo cru é substituído pelo queijo pasteurizado e surgem três novos tipos de queijo Vaquinha porque, relembramos, este só adquiriu ao antigo artesão o queijo Vaquinha original, um queijo feito em barra e que ainda hoje mantém a mesma forma.
Hoje em dia, a fábrica é visitada por inúmeros turistas e por locais também, visto também terem sido criadas condições para tal, nomeadamente, um espaço de prova e um pequeno bar onde se pode degustar queijo com uma bebida e tomar um café.
Fonte: www.queijovaquinha.com
Sem comentários:
Enviar um comentário