New Yorker promove mares dos Açores

O jornal americano The New Yorker publicou um artigo, no dia três de novembro, dedicado ao Moby-Dick e ilustrado com uma imagem dos mares dos Açores. O texto "What Moby-Dick means to me" (O que o Moby-Dick significa para mim), de Philip Hoare, é acompanhado por uma fotografia de um mergulho com cachalotes.
A imagem mostra o autor a mergulhar com quatro baleias e tem a legenda "O autor nos Açores entre amigos".
Já o texto reporta-se à importância da história publicada em 1851 por Herman Melville, mas não deixa de ter uma referência sobre o arquipélago.
"Este verão, nas águas profundas dos Açores, mergulhei com cachalotes. No silêncio do seu mundo, a ouvir os seus ritmos e sentido a dimensão da sua coesão social, eu estava mais consciente do que nunca da história que se passou entre nós. Agora, quando pego novamente no Moby-Dick, que surge por solicitação do livro provocante de Phillbrick, lembro-me de uma noção salutar: as baleias que inspiraram Melville existiam há muito antes de nós e podem, com sorte, viver para além de nós", escreve Philip Hoare na secção de literatura do jornal New Yorker.

Sem comentários:

Enviar um comentário