Açores organizam segundo Mundial para atletas com Síndrome de Down


Os Açores vão organizar o II Mundial de atletismo para atletas com Síndrome de Down, que vai decorrer entre 15 e 21 de maio, contando com a participação de mais de 170 atletas, em representação de 17 países.

O protocolo para a realização deste campeonato foi assinado entre a Secretaria Regional da Educação e Formação e a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI).

"O potencial do desporto como fenómeno de inclusão e de capacidade de tolerância e de igualdade entre todos é inequívoco", frisou Cláudia Cardoso, secretária regional da Educação, na cerimónia de assinatura do acordo.

Na altura, Cláudia Cardoso recordou que os Açores têm vindo a cumprir uma "caminhada inédita ao nível do desporto adaptado", destacando o trabalho que é desenvolvido pelos dirigentes associativos nesta área.

A secretária regional destacou os resultados que têm sido conseguidos nesta área, recordando o exemplo de Maria João, uma atleta do Pico que se sagrou campeã do Mundo.

"É um incentivo aos dirigentes para que continuem a trabalhar para termos um desporto de excelência na região", afirmou, salientando que o crescimento verificado nesta área é motivo de orgulho e permite que os Açores "ombreiem com outras regiões com mais capacidades e menos resultados".

O II Campeonato do Mundo de atletismo para atletas com Síndrome de Down contará, além de Portugal, com atletas da África do Sul, Brasil, Camarões, Costa Rica, Estónia, Finlândia, Gana, Grã-Bretanha, Itália, Macau, México, Nigéria, República Dominicana, Turquemenistão, Turquia e Venezuela.

Sem comentários:

Enviar um comentário